Novos avanços contra o Zika Virus

      Nenhum comentário em Novos avanços contra o Zika Virus

(via Reuters e Nature)

A vacina contra o Zika vírus pode estar pronta em breve.

A Sanofi, único dos grandes laboratórios a estar pesquisando a vacina contra o Zika, firmou um acordo com o Walter Reed Army Institute of Research (do exército americano) para acelerar o desenvolvimento da vacina, que é feita a partir de versões inativas do vírus.

O desenvolvimento será feito a partir de uma versão da vacina que já demonstrou 100% de imunização em camundongos num estudo que envolveu dois pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Por enquanto, a vacina oferece 100% de proteção contra o vírus, isto é, camundongos que receberam a vacina não foram infectados pelo vírus. A cepa (“versão” do vírus) utilizada é originária do nordeste brasileiro. Segundo os pesquisadores, o próximo passo agora é avaliar se a mesma vacina é capaz de proteger fetos contra malformações durante a gestação, como por exemplo a microcefalia.

Enquanto isso, a Sanofi terá acesso a essa mesma vacina e deve começar estudos clínicos em Outubro. No longo prazo, entretanto, a estratégia da empresa francesa é oferecer sua própria vacina quádrupla, que também deverá oferecer proteção contra a dengue, a febre amarela e a encefalite japonesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *