Sobre este blog

O que este blog não é

Este não é um blog pessoal. Aqui não são publicadas histórias de caráter particular, não falo sobre minha vida e, normalmente, nem opiniões. Para esse tipo de coisa existe o meu blog pessoal de fato, o Random Nerd Rants. Se você se interessar em saber o que eu penso sobre as coisas (o tipo de coisa vai depender do que eu quiser escrever), sinta-se à vontade para fazer uma visita. Lá, como cá, aceitamos e encorajamos comentários!

O que este blog é

Sendo formado em Física, estou acostumado a ouvir perguntas das pessoas que encontro por aí sobre diversos assuntos, principalmente quando há alguma novidade “quente” sobre ciência sendo divulgada pela imprensa. Ou, então, “alguém provou que Einstein estava errado”. Ou, Física Quântica. Para citar alguns temas mais recentes, temos bóson de Higgs, ondas gravitacionais, nanotecnologia e aquecimento global.

O trabalho do cientista vai além de pesquisar e descobrir. Ele também tem a responsabilidade de divulgar o novo conhecimento para as demais pessoas. O valor da ciência vai além da pesquisa pura ou das eventuais aplicações que podem surgir dos seus resultados; ela também serve para aumentar o nível de compreensão das pessoas a respeito do mundo que as cerca.

O nosso objetivo

Este blog fala de ciência (e, ocasionalmente, de tecnologia). Aqui, buscamos notícias sobre ciência que estão em evidência e explicamos os conceitos científicos envolvidos. O objetivo deste blog é justamente explicar a ciência de maneira que seja compreensível para o maior número de pessoas.

Considerando que a idéia é apresentar de maneira mais acessível a pesquisa científica, não nos limitamos ao que aparece na imprensa: buscamos otícias também nos periódicos científicos, trazendo novidades que sejam interessantes diretamente dos periódicos que os cientistas lêem.

Outros posts também falam sobre outros assuntos que tenham relação com a ciência, como política científica, pseudo-ciência, ou até mesmo ficção científica.